segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bobó de Camarão e a saudade da Bahia

Caros,
O velório do Crustáceo em verde amarelo,
respeitando a cerimônia nacionalista.
É com grande satisfação que venho novamente publicar sobre mais uma QG.

Apáticos diante do clima seco e frio deste inverno interminável, fomos acolhidos pelo anfitrião Paulinho, que nos proporcionou um autêntico e praiano Bobó de Camarão.

Até a pequena Maria Eduarda, notívaga por sinal, prestigiou o paizão e nos fez companhia até altas horas.

Bobó de Camarão é um prato contagiante por si só. A começar pela coloração alegre, a maresia do camarão e todo o clima praiano gerado pelo azeite de dendê e sua turma, leite de côco e pimenta vermelha. A iguaria fina nos animou ao curtir aromas e sabores da Bahia.

Segundo o olfato apurado dos comensais, constatou-se que o camarão que adquirimos foi pescado entre Ilhéus e Porto Seguro, mais precisamente em Santa Cruz da Cabrália - BA.

Para tanto, fizemos valer a viagem percorrida pelo crustáceo, desde os recifes de corais onde fora fisgado, passando pelo longo trajeto no caminhão frigorífico, pernoitando no freezer do supermercado, e finalmente chegando à Quarta Gourmet.

Neste ínterim, o prestigiado camarão ainda passou pela fervura, se banhou no limão, se perfumou de alho e azeite de oliva e curtiu alguns minutos de frigideira na companhia de seus amigos e familiares que coabitavam o mesmo pacote congelado.


Com toda a pompa e circunstância,
estrelando entre o arroz e a batata-palha
e velado pela cebolinha.
Por fim, o nobre crustáceo teve o privilégio de se juntar ao creme de mandioca (mero coadjuvante) e se tornar protagonista do Bobó mais inebriante já servido por estas bandas.

Podemos dizer que sua morte foi tão digna quanto a vida. Daí para frente, é melhor não prosseguir com o destino natural do bicho...

Assim, tapeamos temporariamente o tédio e a deprê das noites frias do sudoeste mineiro e curtimos uma noite calorosa. Faltou só a água de côco e uma caipira de graviola. Mas o verão há de chegar...

A próxima QG ocorrerá em local inédito: vamos inaugurar a cozinha da nova residência do nosso amigo Samuel Coimbra. Contamos com a presença de todos.

Saudações gastronômicas,

A todos um grande abraço!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Risoto de Pera, Gorgonzola e Nozes

Dica: O quejo parmesão dá um toque especial neste risoto.
Por isso, o melhor a fazer é comprar uma peça de boa procedência
e ralar na hora de servir.
Olá,

o blog está meio desatualizado em virtude de algumas intempéries que acabaram quebrando um pouco o ritmo das quartas-gourmet.

Semana retrasada um resfriado me tirou de cena e não houve QG. Na semana passada nos reunimos com a turma um tanto desfalcada e fizemos um sublime risoto de pera, gorgonzola e nozes.

Como sempre, aproveitamos para conversar, desabafar, trocar idéias e descontrair um pouco. Costumo dizer sempre que a Quarta Gourmet não é uma simples reunião, mas sim, um ato terapeutico.
Normalmente no meio da semana, já estamos inevitavelmente cansados, estressados, ansiosos e as vezes até consternados por conta do desgaste cotidiano.

Por isso, as reuniões sempre nos poporcionam bons momentos de prosa, novos causos, boa comida e descontração. A QG tornou-se um ato de renovação, cujas noites ficam naturalmente agradáveis.

Geralmente o ritual começa na quarta-feira à tarde, em meio ao expediente de trabalho. Algum dos integrantes sugere um prato e envia um torpedo informando a todos os integrantes. Obtida a aprovação, é definido o local a ser realizado, (geralmente na casa de algum dos participantes).

Feito isto, o próximo ato tem início após as 18h, quando encerramos a jornada de trabalho e vamos ao supermercado comprar os ingredientes necessários para a realização do jantar.

Por volta das 19h e já com as compras em casa, é hora de tomar um banho e dar uma breve relaxada. Ás 20h os convivas começam a dar as caras e então iniciamos os preparativos.

Petiscos, bebidas, música e muita prosa embalam a reunião. Entre 22h e 23h o prato principal é servido e então é hora de matar a fome. Posteriormente cada um retorna ao respectivo lar, feliz, satisfeito e renovado.

O resultado de toda esta maratona, na maioria das vezes, é um boa noite de sono. Contudo, corre-se o risco de uma azia ou má digestão assombrar o descanso dos mais ávidos no garfo.
Não por acaso, os antigos sábios já pregavam que moderação é a chave do bem viver.

E dessa forma levamos a vida com a tranquilidade e desfrutamos de toda a qualidade de vida que a pacata São Sebastião do Paraíso oferece.

Muitos que aqui vivem reclamam de tédio, falta de opções de lazer e pobreza espiritual que ameaçam a nossa cidade.
Eu particularmente vejo aqui a possibilidade de uma vida menos estressante, com mais saúde, e que oferece uma relação mais amena com o tempo.
Assim, nas horas vagas, é possível nos dedicar às atividades que nos trazem satisfação e bem estar de poder desfrutar de tais privilégios.
Creio piamente que a felicidade reside nas pequenas coisas. Não por acaso considero as Quartas Gourmet uma jóia rara.

A todos um grande abraço!

PS: A receita deste risoto está no link abaixo.
http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1315

PS': As nozes foram inclusas por conta própria. Basta triturar um punhado e misturar ao risoto junto com a pera.