| O velório do Crustáceo em verde amarelo, respeitando a cerimônia nacionalista. |
Apáticos diante do clima seco e frio deste inverno interminável, fomos acolhidos pelo anfitrião Paulinho, que nos proporcionou um autêntico e praiano Bobó de Camarão.
Até a pequena Maria Eduarda, notívaga por sinal, prestigiou o paizão e nos fez companhia até altas horas.
Bobó de Camarão é um prato contagiante por si só. A começar pela coloração alegre, a maresia do camarão e todo o clima praiano gerado pelo azeite de dendê e sua turma, leite de côco e pimenta vermelha. A iguaria fina nos animou ao curtir aromas e sabores da Bahia.
Segundo o olfato apurado dos comensais, constatou-se que o camarão que adquirimos foi pescado entre Ilhéus e Porto Seguro, mais precisamente em Santa Cruz da Cabrália - BA.
Para tanto, fizemos valer a viagem percorrida pelo crustáceo, desde os recifes de corais onde fora fisgado, passando pelo longo trajeto no caminhão frigorífico, pernoitando no freezer do supermercado, e finalmente chegando à Quarta Gourmet.
Neste ínterim, o prestigiado camarão ainda passou pela fervura, se banhou no limão, se perfumou de alho e azeite de oliva e curtiu alguns minutos de frigideira na companhia de seus amigos e familiares que coabitavam o mesmo pacote congelado.
| Com toda a pompa e circunstância, estrelando entre o arroz e a batata-palha e velado pela cebolinha. |
Podemos dizer que sua morte foi tão digna quanto a vida. Daí para frente, é melhor não prosseguir com o destino natural do bicho...
Assim, tapeamos temporariamente o tédio e a deprê das noites frias do sudoeste mineiro e curtimos uma noite calorosa. Faltou só a água de côco e uma caipira de graviola. Mas o verão há de chegar...
A próxima QG ocorrerá em local inédito: vamos inaugurar a cozinha da nova residência do nosso amigo Samuel Coimbra. Contamos com a presença de todos.
Saudações gastronômicas,
A todos um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário