domingo, 16 de outubro de 2011

Momentos Especiais - QG

Olá amigos,

Nossas reuniões têm sido um sucesso e a QG está ficando cada vez mais animada. Nos últimos encontros recebemos convidados ilustres que vieram de longe (Ciro, Cesinha, Ovo) e também tivemos o prazer de receber novos comensais que agregam e enriquecem o evento (Rabiola, Regis, Carlinho, Luciano, Zé Montans...)

Confiram alguns momentos especiais dos últimos encontros.

Lilian e Samuel no preparo do inebriante Fetutine do Alfredo de Roma

Alexandre e Luciano descontraindo

Zé Montans saboreando o Nhoque a Calabresa

Esta foi a Terça Gourmet em homenagem ao Ciro, onde saboreamos
um frango com pequi delicioso preparado pelo Paulinho.

Ciro e Francisco: dupla do barulho!

Paulinho recepcionando o jovem Rodrigo Arantes,
vindo das bandas do Goiás. 

Turmada reunida: Paulinho, Ovo, Cesar, Carlinho, Snarf, Igor,
Rabiola e Murilo.

Rogerinho e Simone (a espera da Dona Cegonha) com Samuel e Lilian.
Noite do Cassoulet.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Resumo de agosto

Salve geral,

Caríssimos, antes de tudo, gostaria de me desculpar pelo atraso nas postagens e pelo tempo que deixei este blog ocioso.

Evidente que tenho boas justificativas, afinal, o mês de agosto foi praticamente uma grande e ininterrupta festa.
A começar pelo aniversário do Samuel, passando pelo 10º Encontrão e incluindo as duas semanas de férias do Thiagão, em que tivemos que hospedá-lo 24h, não sobrou tempo para nada. Ainda assim, valeu demais!

Pelo visto teremos alguns dias de tranquilidade até o Ciro vir de férias também e o agito recomeçar novamente... Já estamos pensando inclusive em profissionalizar o negócio e abrir um restô para ficar por conta de vez.

Aliás, a Quarta Gourmet está se tornando um evento conhecido na cidade. Vira e mexe ouvimos o frisson dos comentários que se alastram por aí.  E a turma vai só aumentando, as panelas dobrando de tamanho, e neste embalo logo precisaremos de um fogão industrial.

De qualquer maneira, como já disse anteriormente, não é a comida que considero a atração principal das QGs, mas sim, o alto astral e a celebração da amizade que fazemos mesmo sem perceber. A comida e a bebida são meros complementos.

Bom, não vou me estender muito para não espantar os leitores (todos três).
Abaixo, seguem algumas fotos dos encontros que ocorreram neste mês.

Bjundas e até a próxima!

Paulinho, o chef destaque do mês, incorporando o gaúcho da fronteira:
Bah Tchê!

Fraldinha Cabocla: temperada com ervas, acompanhada de tomate recheado
com purê de abóbora e queijo.

Filé Alpino: coroado com copa defumada e gratinado com parmesão, provolone e catupiry.


A salada de Kani e croutons que surpreendeu os paladares mais exigentes.

Maminha assada, recheada com rúcula e linguiça.
(respeitando a nova gramática, não trema na linguiça).

Em setembro tem mais!!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Puxadinho...

Nobres comensais,

Foi uma honra recebê-los em minha modesta residência, apelidada carinhosamente de Puxadinho.

Só me resta agradecer a todos que, de alguma forma, contribuiram para a idéia sair do papel e se tornar, sem dúvida, o local adequado e agradável para reunirmos sempre que possível.

Pelas poucas vezes que lá estivemos ficou claro que, na prática, todas as expectativas foram superadas, isso por que o show pirotécnico ainda está por vir.

Espero que todos tenham se sentido em casa e, quem ainda não conheceu a edícula, fica o convite, pois sem vocês aquela casa não tem a mínima graça.

Abraço a todos e até mais ver.

Samuel Coimbra

terça-feira, 2 de agosto de 2011

QG de Gala - Inauguração!

Salve galera,
A última quarta gourmet foi para lá de especial. Após um tempinho funcionando em "soft opening", tivemos a honra de inaugurar a cozinha da nova casa do amigo Samuel Coimba.
Ilustres comensais: Alexandre (reparem o farol baixo), Rogerinho,
Paulinho, Samuel, Lilian, Isabella e Zecão. 

Para a ocasião especial fizemos um risoto de linguiça com cebolas assadas. A receita foi extraída do livro "A Itália de Jamie", do chef Jamie Oliver.

Iniciando os preparativos: Já com o caldo de legumes pronto e
refogando a cebola.

O risoto propriamente dito.

A primeira dama do recinto, Dona Lilian Tonin, também nos prestigiou com uma sobremesa especialíssima: Manga flambada no Contreau com sorvete.

Todo o chalme e a delicadeza da manga flambada com sorvete
Novamente reunimos uma turma de primeira linha. Companhias agradabilíssimas que contribuíram para que a noite fosse mesmo excelente.

Destaque especial para o narguille do Sr. Guilherme, que obviamente obteve muito mais prestígio do que qualqer prato servido na ocasião. Nesta toada, teremos que mudar o nome do evento para Quarta Maluca.



Zecão brindando à noite
É isso aí galera, a QG tá bombando e crescendo cada vez mais.

A todos um grande abraço,

E para não perder o costume, até a próxima QG!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bobó de Camarão e a saudade da Bahia

Caros,
O velório do Crustáceo em verde amarelo,
respeitando a cerimônia nacionalista.
É com grande satisfação que venho novamente publicar sobre mais uma QG.

Apáticos diante do clima seco e frio deste inverno interminável, fomos acolhidos pelo anfitrião Paulinho, que nos proporcionou um autêntico e praiano Bobó de Camarão.

Até a pequena Maria Eduarda, notívaga por sinal, prestigiou o paizão e nos fez companhia até altas horas.

Bobó de Camarão é um prato contagiante por si só. A começar pela coloração alegre, a maresia do camarão e todo o clima praiano gerado pelo azeite de dendê e sua turma, leite de côco e pimenta vermelha. A iguaria fina nos animou ao curtir aromas e sabores da Bahia.

Segundo o olfato apurado dos comensais, constatou-se que o camarão que adquirimos foi pescado entre Ilhéus e Porto Seguro, mais precisamente em Santa Cruz da Cabrália - BA.

Para tanto, fizemos valer a viagem percorrida pelo crustáceo, desde os recifes de corais onde fora fisgado, passando pelo longo trajeto no caminhão frigorífico, pernoitando no freezer do supermercado, e finalmente chegando à Quarta Gourmet.

Neste ínterim, o prestigiado camarão ainda passou pela fervura, se banhou no limão, se perfumou de alho e azeite de oliva e curtiu alguns minutos de frigideira na companhia de seus amigos e familiares que coabitavam o mesmo pacote congelado.


Com toda a pompa e circunstância,
estrelando entre o arroz e a batata-palha
e velado pela cebolinha.
Por fim, o nobre crustáceo teve o privilégio de se juntar ao creme de mandioca (mero coadjuvante) e se tornar protagonista do Bobó mais inebriante já servido por estas bandas.

Podemos dizer que sua morte foi tão digna quanto a vida. Daí para frente, é melhor não prosseguir com o destino natural do bicho...

Assim, tapeamos temporariamente o tédio e a deprê das noites frias do sudoeste mineiro e curtimos uma noite calorosa. Faltou só a água de côco e uma caipira de graviola. Mas o verão há de chegar...

A próxima QG ocorrerá em local inédito: vamos inaugurar a cozinha da nova residência do nosso amigo Samuel Coimbra. Contamos com a presença de todos.

Saudações gastronômicas,

A todos um grande abraço!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Risoto de Pera, Gorgonzola e Nozes

Dica: O quejo parmesão dá um toque especial neste risoto.
Por isso, o melhor a fazer é comprar uma peça de boa procedência
e ralar na hora de servir.
Olá,

o blog está meio desatualizado em virtude de algumas intempéries que acabaram quebrando um pouco o ritmo das quartas-gourmet.

Semana retrasada um resfriado me tirou de cena e não houve QG. Na semana passada nos reunimos com a turma um tanto desfalcada e fizemos um sublime risoto de pera, gorgonzola e nozes.

Como sempre, aproveitamos para conversar, desabafar, trocar idéias e descontrair um pouco. Costumo dizer sempre que a Quarta Gourmet não é uma simples reunião, mas sim, um ato terapeutico.
Normalmente no meio da semana, já estamos inevitavelmente cansados, estressados, ansiosos e as vezes até consternados por conta do desgaste cotidiano.

Por isso, as reuniões sempre nos poporcionam bons momentos de prosa, novos causos, boa comida e descontração. A QG tornou-se um ato de renovação, cujas noites ficam naturalmente agradáveis.

Geralmente o ritual começa na quarta-feira à tarde, em meio ao expediente de trabalho. Algum dos integrantes sugere um prato e envia um torpedo informando a todos os integrantes. Obtida a aprovação, é definido o local a ser realizado, (geralmente na casa de algum dos participantes).

Feito isto, o próximo ato tem início após as 18h, quando encerramos a jornada de trabalho e vamos ao supermercado comprar os ingredientes necessários para a realização do jantar.

Por volta das 19h e já com as compras em casa, é hora de tomar um banho e dar uma breve relaxada. Ás 20h os convivas começam a dar as caras e então iniciamos os preparativos.

Petiscos, bebidas, música e muita prosa embalam a reunião. Entre 22h e 23h o prato principal é servido e então é hora de matar a fome. Posteriormente cada um retorna ao respectivo lar, feliz, satisfeito e renovado.

O resultado de toda esta maratona, na maioria das vezes, é um boa noite de sono. Contudo, corre-se o risco de uma azia ou má digestão assombrar o descanso dos mais ávidos no garfo.
Não por acaso, os antigos sábios já pregavam que moderação é a chave do bem viver.

E dessa forma levamos a vida com a tranquilidade e desfrutamos de toda a qualidade de vida que a pacata São Sebastião do Paraíso oferece.

Muitos que aqui vivem reclamam de tédio, falta de opções de lazer e pobreza espiritual que ameaçam a nossa cidade.
Eu particularmente vejo aqui a possibilidade de uma vida menos estressante, com mais saúde, e que oferece uma relação mais amena com o tempo.
Assim, nas horas vagas, é possível nos dedicar às atividades que nos trazem satisfação e bem estar de poder desfrutar de tais privilégios.
Creio piamente que a felicidade reside nas pequenas coisas. Não por acaso considero as Quartas Gourmet uma jóia rara.

A todos um grande abraço!

PS: A receita deste risoto está no link abaixo.
http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1315

PS': As nozes foram inclusas por conta própria. Basta triturar um punhado e misturar ao risoto junto com a pera.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Arroz de Puta Rica e Torta de Maçã

Estimados,
O último encontro, realizado excpecionalmente na terça-feira, foi mais uma noite para lá de agradável.

Nesta noite comemorativa, pois estávamos recebendo um visitante ilustre, degustamos o polêmico "Arroz de Puta Rica", iguaria muito apreciada no sertão de Goiás e por estas bandas conhecida como Paella Caipira.

Para causar um frisson, introduzimos uma sobremesa, Torta de Maçã com sorvete.

Mais uma vez nos divertimos muito, demos boas risadas, cozinhamos, e claro, comemos muito bem.

Abaixo algumas fotos do evento.

Entre chefes e comensais: Diegão, Samuel, Mamão, Thiagão, Tião Pampa,
Guilherme e Paulinho.



Arroz de Puta Rica: Arroz, bacon, linguiça, costelinha, frango, tomate, ovo, pimentão e açafrão.
Ingratamente classificado pelo convidado de honra como "Mexidão".

A Torta de Maçã já quase toda devorada ao lado do sorvete. Reparem no ornamento da toalha de mesa providenciada pela anfitriã Ana Coimbra.

O convidado ilustre segurando a iguaria que mais lhe apeteceu na noite, o licor de cassis. Vulgo "Groselha", que segundo o Zecão em vossa infinita sinceridade, seria para dar um "tchã" na sobremesa.


A todos um grande abraço e até a próxima QG!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

10º evento e acórdão

Olá,

Na última Quarta Gourmet curtimos o 10º encontro e saciamos nossa expectativa degustando o famigerado "Filé de peixe a dorê com molho de café e queijo". Iguaria fina preparada pelo chef estreante Alexandre Magiver. Parabéns ao anfitrião que manteve a tradição e o padrão de qualidade das QGs.

Não obstante, também devemos citar o acórdão proferido neste encontro, relacionado ao pedido de alteração de data feito por um estimado amigo, (Thiago Zumerle).

Assim, segue abaixo os escritos feitos com primazia pelo Samuel Coimbra, vulgo Gaspar.

Número do Processo: 0.0000.00.001/2011
Relator: Com. Flávio Vinícius
Data do Julgamento: 15/06/2011
Data da Publicação: 16/06/2011
Ementa:
QUARTA GOURMET – PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE DIA FEITO POR COMENSAL
PERIÓDICO – PERSONA GRATA – DE QUARTA-FEIRA (DIA DA SEMANA QUE DÁ NOME
AO ENCONTRO) – PARA TERÇA-FEIRA – MOTIVO – FINAL DA TAÇA LIBERTADORES
DA AMÉRICA – TORCEDOR FANÁTICO – DESNECESSIDADE DE CONVOCAÇÃO DE
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – URGÊNCIA – PEDIDO DEFERIDO. 'O comensal
eventual que solicitar, a tempo e modo, a alteração de dia da semana
para realização da Quarta Gourmet, desde que seja persona grata, e que
não se tenha conhecimento de ter ficado de “trelelê” com as
respectivas dos comensais, justificado o pedido, imperioso o
deferimento. Não há a necessidade de convocação de reunião
extraordinária em virtude da urgência.' (QG – Pedido nº
0.0000.00.001/2011 - Rel. Com. Flávio Vinícius).
Súmula: PEDIDO DEFERIDO À UNANIMIDADE. IMPEDIDO O COMENSAL GUILHERME
DE PÁDUA, POR MOTIVO DE TRELELÊS. COMENSAL CONVOCADO FRANCISCO DE
PAULA CASTRO.
Acórdão: Inteiro Teor


Saudações gastrônomicas,

Até a Terça Gourmet (excepcionalmente).

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Buenas

Drink típico da QG
Saudações aos nobres membros da QG!

Depois de muito protelar, finalmente damos mais um passo com a integração de todos neste blog.

Após alguns encontros, já podemos dizer com certeza que o evento Quarta Gourmet está sendo um sucesso. Despretensiosamente, já se foram 9 datas consecutivas com ótimos pratos, boa prosa, música,
e sobretudo, muita descontração ao lado de verdadeiras amizades.

Desde o princípio estamos ensaiando o "tal" ESTATUTO que deveria nortear as noites de quarta-feira. No entanto, percebemos que aqui - diferente de nossas profissões - não há regras, restrições e muito menos stress. Nossa única preocupação é escolher um prato a ser feito e mãos a obra.

Itens como: "Não traga assuntos referentes ao trabalho, mas se quiser, fique a vontade que te ouviremos mesmo assim", foram determinantes para chegarmos a conclusão de que o melhor estatuto é não ter estatuto nenhum.

Esta anarquia talvez seja o segredo do sucesso das QGs. Até uma saída para "comprar guardanapo" foi absolvida pela comissão de ética do evento, que por sinal, estava muito mais preocupada avaliando uma pensão alimentícia de 30 salários mínimos.

A propósito, a mais nova cláusula do estatuto condena o tema "pensão alimentícia" como expressamente proibido de ser citado na QG.

Ademais, segue abaixo a lista dos pratos já degustados em nossos encontros:

1 – Ribs on BBQ
2 – strogonoff indiano
3 – Coq au Vin
4 – Rigatone a moda QG
5 – Fraldinha recheada
6 – Lasanha a bolonhesa
7 – Caol do Palhares
8 – Noite de Caldos
9 – Escondidinho de Carne Seca

A todos um grande abraço e até a 10º QG!
É uma honra incomensurável fazer parte do seleto grupo de amigos que compoem a Quarta Goumert que, certamente, nasceu para perdurar por muitos anos.

Além das deliciosas guloseimas e da conversa sadia, a descontração é ingrediente indispensável no evento do meio da semana, onde a amizade impera.

Ansioso para a quarta-feira próxima futura...

sábado, 30 de abril de 2011

Bem-Vindos

Este blog nasce com o intuito de divulgar, e também de se tornar um meio de comunicação entre os integrantes do grupo auto denominado como "Quarta Gourmet".

O que é: O Quarta Gourmet é um evento formado por um um grupo de amigos residentes em São Sebastião do Paraíso, que se reúne às quartas-feiras para conversar afiado, beber, e é claro, cozinhar.

Sejam todos muito bem-vindos.

Sintam-se em casa!!!